Clube Duque de Caxias e a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP)

A parceria do Clube Duque de Caxias com a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) vem gerando frutos desde 2017 e, com a manutenção do convênio da Duque com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), foi possível evoluir em modalidades como tênis de mesa paralímpico, bocha e esgrima em cadeira de rodas.

ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS

Em 2020, por conta da pandemia de coronavírus, participamos de apenas um treinamento para o mundial de 2020 onde Jovane Guissone ficou com o ouro na espada masculina B, e tivemos participação de destaque com Carminha Oliveira e Moacir Ribeiro.

Com a pandemia, foram realizados encontros virtuais com ideias de treinamento em vídeo. A treinadora Tábea aproveitou o período para participar de cursos da Universidade Federal de Uberlândia e no Comitê Paralímpico Brasileiro.

TÊNIS DE MESA PARALÍMPICO

Em 2020, o tênis de mesa paralímpico da Duque/ADFP melhorou a condição técnica e tática nos treinamentos, visando melhorar a classificação nos rankings nacional e internacional. Ir bem nos rankings coloca os atletas e o clube com chances de participar das maiores competições do mundo e servir à seleção brasileira.

Durante a pandemia foram repassadas orientações em plataformas digitais de exercícios e estratégias de jogos. Vídeos com os melhores atletas por classes em nível internacional teve por objetivo manter os atletas em atividade no período de quarentena. Claudiomiro Segatto, embaixador do CBC, segue sendo referência no esporte.

BOCHA EM CADEIRA DE RODAS

O ano dos atletas da bocha em cadeira de rodas desde o início do ano está sendo referenciado com vistas à Paralimpíada de Tóquio 2021. Os atletas estão demonstrando empenho no treinamento orientado pelo professor Darlan França, que aproveitou o período para aperfeiçoar-se em cursos como Gestão de Carreira e Autorrealização do IBC e do “Planejando 2021”, do mesmo instituto.

Durante a quarentena, os atletas estão recebendo orientações via plataformas digitais e recebendo materiais técnicos em power point. O objetivo é mantê-los em atividade mesmo durante o período de isolamento social.