Buscar
  • marketing85568

Parceria da Duque com o CBC trouxe grandes resultados em 2018


A parceria do Clube Duque de Caxias com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) vem trazendo ótimos resultados aos nossos atletas em formação, em diversas modalidades.

Desde que o convênio foi formalizado, em 2016, foi possível perceber uma evolução gradual na qualidade do treinamento, da estrutura esportiva do clube e a própria formação dos atletas, que conseguem absorver os ensinamentos dos treinadores e perceber as melhorias que o investimento no esporte trouxe a todas as modalidades praticadas no clube.


O objetivo da parceria é investir em profissionais da área técnica, na aquisição de equipamentos esportivos e na formação de atletas para o Ciclo Olímpico (2017-2020), dando continuidade ao Programa de Formação de Atletas Olímpicos e Paralímpicos do Comitê Brasileiro de Clubes.


De lá para cá, as participações das nossas equipes em torneios estaduais, nacionais e internacionais aumentaram substancialmente, assim como os bons resultados que logo começaram a surgir. Somente em 2018 foram aproximadamente 150 participações em torneios e outras atividades esportivas, com centenas de medalhas e troféus conquistados.


A quantidade de modalidades ofertadas pelo clube também teve um salto significativo, tanto nas modalidades olímpicas como nas paralímpicas, na parceria com a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) e seus treinadores.


Confira os principais resultados que a parceria com o CBC proporcionou aos atletas do Clube Duque de Caxias no ano de 2018:


BOCHA PARALÍMPICA

Campeonato Regional Sul – No torneio realizado em Joinville (SC) em setembro do ano passado, a equipe Duque/ADFP terminou a disputa na 8ª colocação geral, com destaque para o ouro de Rapahel Gregório na categoria individual BC1 e para o bronze de Eliseu dos Santos na BC4.  Eliseu é um dos maiores nomes da bocha paralímpica do Brasil, tendo conquistado até então 5 medalhas em Jogos Paralímpicos (ouro e bronze em Pequim, ouro e bronze em Londres e prata no Rio2016).


PARAJAPS – O torneio realizado pelo Governo do Estado do Paraná em novembro, em Londrina, movimentou o calendário paralímpico paranaense e as equipes da Duque/ADFP participaram com dezenas de atletas, com destaque para a prata de Eliseu dos Santos na BC4, a prata de Matheus na BC1 e o bronze de Cristiane na BC2.


BRASILEIRO – As melhores colocações da equipe Duque/ADFP que participou do Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica ficaram com o 9º lugar de Everton de Almeida na categoria BC4 e o 12º lugar de Bianca Ribas, na BC2.


BASQUETEBOL

Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16 – A equipe do Clube Duque de Caxias participou do torneio realizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes em Belo Horizonte (MG). O trabalho de desenvolvimento realizado pela comissão técnica e seus atletas merece destaque por ter sido a primeira competição para grande parte dos jogadores, servindo de estímulo para a continuidade deles até hoje no basquetebol.


PENEIRA 2018 – A primeira peneira do basquetebol na Duque aconteceu em dezembro de 2018 reunindo 71 garotos entre 12 e 17 anos de idade. Os responsáveis pelo treinamento foram os professores Luizão e Rolando, ex-craque da seleção brasileira de basquetebol. Naquela oportunidade, 11 atletas foram selecionados para a equipe Sub-13 e outros 18 jovens foram selecionados para a equipe Sub-17, iniciando o trabalho de formação com os sócios-atletas do Clube Duque de Caxias.


COPA SÃO JOSÉ – A competição aconteceu no ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, e reuniu equipes de Curitiba e da Região Metropolitana. O recém-formado time Sub-14 da Duque terminou aquele torneio com o vice-campeonato.

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

PARAJAPS – O torneio mais importante do calendário paralímpico paranaense aconteceu em novembro de 2018, em Londrina. A equipe da Duque/ADFP encerrou a participação na oitava colocação geral.


COPA CURITIBA PARADESPORTIVA – Realizada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, o torneio municipal reuniu equipes da capital em dois dias de disputas acirradas. Na ocasião, a equipe da Duque/ADFP encerrou a competição com o vice-campeonato.

TÊNIS DE MESA


JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ – Os Jogos da Juventude são o maior torneio esportivo do estado para atletas até 17 anos de idade. Na fase final do evento, que reuniu os melhores mesa-tenistas do Estado na cidade de Toledo, o atleta Rafael Sampaio foi convocado para integrar a seleção de Curitiba de Tênis de Mesa.


CAMPEONATO PARANAENSE – Disputado em 7 etapas naquele ano, o Paranaense de Tênis de Mesa encerrou na cidade de Ponta Grossa, em outubro, com a participação de diversos clubes de Curitiba e do interior do Estado, com mais de 200 atletas inscritos nas duplas e individuais. Na ocasião, a Duque foi representada por 6 mesa-tenistas, com destaque para o campeão Rafael Sampaio e com o 3º lugar de Ronald Raffo e Benevides Chireia na categoria V7.

TÊNIS DE MESA PARALÍMPICO


COPA BRASIL – A Copa Brasil Sul-Sudeste foi realizada na cidade de Concórdia (SC), em abril de 2018, reunindo os mais renomados atletas brasileiros da modalidade. Representando o Clube Duque de Caxias, o mesa-tenista Claudiomiro Segatto, pentacampeão parapan-americano e três paralimpíadas nas costas, conquistou o ouro na disputa da classe 05 e o Clube Duque de Caxias terminou a Copa com a segunda colocação geral no troféu eficiência.


FASE DE TREINAMENTO – Em março daquele ano, Claudiomiro Segatto, participou do programa de treinamento Diamantes do Futuro, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), reunindo centenas de atletas em lapidação de todo o país. A participação de Segatto foi considerada pela imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa como o ponto alto do evento.


COPA BRASIL CENTRO/NORTE/NORDESTE – O torneio da CBTM aconteceu em diversas cidades do país, entre elas em Cuiabá (MT), em agosto. Na ocasião, destaque para os ouros dos mesa-tenistas da Duque/ADFP Thaís Fraga, Maria Luiza Passos, Millena Santos e Claudiomiro Segatto e para as pratas de Sônia Oliveira e João Martins Junior.


PARAJAPS – A competição paralímpica estadual aconteceu em Londrina e viu a equipe da Duque/ADFP conquistar 6 medalhas, sendo 2 ouros, 2 pratas e 2 bronzes. Os ouros vieram com Maria Luiza Passos e Claudiomiro Segatto na classe 5, as pratas com Sonia Oliveira na classe 5 e Cincler Trevisan na classe 3, e os bronzes com Leonice Barbosa na classe 3 e Wilson Santos na classe 4.


52º CAMPEONATO BRASILEIRO – Em Concórdia (SC), no mês de novembro, a equipe de Tênis de Mesa paralímpico da Duque/ADFP deu um show com a raquete e a bolinha, conquistando 5 ouros (Welder Knaf, Eziquiel Babes, Claudiomiro Segatto, Sonia Oliveira e Melanie Burlamaqui; 3 pratas com Luciana Moura, Maria Luiza Passos e João Fernando Junior. Os bronzes ficaram com Julio Porate, Antonilza e Marinice Vieira.


COPA NACIONAL – Na competição realizada em Maceió (AL) no mês de setembro, as atletas Thaís Severo e Milena Santos trouxeram a prata para Curitiba e comemoraram muito o resultado.


COPA DAS FEDERAÇÕES – Os atletas da Duque/ADFP Claudiomiro Segatto e Luciana de Moura ficaram com o ouro no torneio realizado em São Paulo no mês de setembro do ano passado.

ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS


CAMPEONATO BRASILEIRO – O torneio realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro ocorreu na cidade de São Paulo (SP), em outubro, reunindo as melhores equipes do país na modalidade. O time da Duque/ADFP encerrou o ano com domínio absoluto da modalidade, finalizando a disputa com um total de 15 medalhas, sendo 6 ouros, 3 pratas e 6 bronzes.


I COPA BRASIL – Na I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas, a equipe da Duque/ADFP conquistou 4 ouros, 6 pratas e 6 bronzes, terminando a disputa na primeira colocação geral. O torneio aconteceu em Goiânia (GO), entre 12 e 15 de abril, reunindo equipes do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


II COPA BRASIL – A competição do CPB aconteceu de 21 a 24 de junho, em São Paulo, com a participação dos principais atletas e clubes de todo o Brasil. A equipe da Duque/ADFP encerrou a disputa na primeira colocação geral com um total de 15 medalhas, sendo 5 ouros, 4 pratas e 6 bronzes.

NATAÇÃO


FESTIVAÇÃO DE NATAÇÃO DO CMP – A equipe de natação do Clube Duque de Caxias participou do festival de natação do CMP com 10 atletas entre 19 e 70 anos de idade, encerrando a disputa na 5ª colocação geral. No festival da Duque, que aconteceu em dezembro, a equipe duqueana participou com o mesmo time.


CAMPEONATO ESTADUAL DE NATAÇÃO – Na disputa do Troféu Germano Bayer, disputado nas piscinas do Santa Mônica Clube de Campo, a equipe do Clube Duque de Caxias participou das quatro etapas do torneio, nas piscinas de 50m.

VOLEIBOL

TAÇA PARANÁ – O torneio mais democrático do voleibol brasileiro aconteceu entre 28 de outubro e 2 de novembro, em São José dos Pinhais, reunindo mais de 120 equipes de 8 estados brasileiros. Na ocasião em que a Taça Paraná chegou à 18ª edição, a equipe da Duque participou nas categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18, todas no naipe feminino.


TAÇA CURITIBA – O evento da Federação Paranaense de Voleibol reuniu as equipes Sub-16 de Curitiba e Região Metropolitana nos dias 16 e 17 de março. Na ocasião, o time do Clube Duque de Caxias terminou a disputa na quarta colocação geral.


CAMPENATO REGIONAL SUB-14 – A equipe feminina do Clube Duque de Caxias terminou a disputa do regional de base na sexta colocação geral. A equipe contou com a participação de 15 atletas. Para a maioria daquelas meninas, aquele torneio foi o primeiro de suas carreiras.

2 visualizações

 

© 2020 Todos os direitos reservados  |  Termos de uso  |   Política de privacidade

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube