Hoje vamos falar sobre o ano do basquetebol na Duque

Atualizado: 11 de dez. de 2020

Em fevereiro, uma peneira reuniu mais de 70 jovens nascidos entre 2004 e 2009, com o objetivo de selecionar talentos para compor as equipes de base do clube. Os convocados iniciaram os treinamentos, mas logo foram interrompidos por conta da pandemia de coronavírus.

Durante a pandemia, os professores Leonardo e José Fernando utilizaram ferramentas online para continuar com o treinamento dos jovens. Através de reuniões via internet, foram passados treinos de fintas, dribles e domínio de bola, além de um bate-papo com o preparador físico Henrique Santos, que discorreu sobre a importância de treinar e manter o condicionamento.

Neste período, os treinadores aproveitaram para participar de diversos cursos de especialização, entre eles a formação no Congresso Internacional de Minibasquetebol em Mar Del Plata (Argentina) e da Capacitação Profissional e Interpessoal da Federação Paranaense de Basquetebol.

Em meados de outubro, os treinos presenciais voltaram a ocorrer, cumprindo à risca todos os protocolos de saúde e segurança. Em dezembro seria realizada mais uma peneira, mas devido ao decreto municipal que colocou a cidade de Curitiba novamente sob a bandeira laranja, a atividade foi suspensa por tempo indeterminado.

Apesar da falta de torneios oficiais durante todo o ano de 2020, o basquete de base do Clube Duque de Caxias, na parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), sofreu evolução no que se refere ao desenvolvimento dos atletas. Nos últimos quatro anos as participações nos Campeonatos Brasileiros Interclubes indicaram uma melhora nas equipes e tivemos a oportunidade de jogar com os grandes clubes do basquetebol brasileiro.

Segundo os treinadores, a bagagem das competições nacionais fez com que os atletas adquirissem responsabilidades dentro e fora de quadra, sendo capazes de compreender a importância de cada treino e de cada jogo.