CBI de Basquetebol Sub-12 encerra com sucesso absoluto nas quadras da Duque

O Clube Duque de Caxias recebeu entre 8 e 14 de dezembro o Campeonato Brasileiro Interclubes / Copa Brasil de Basquetebol Sub-12 realizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), em parceria com a Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB).

O torneio contou com a participação de 300 atletas de 28 equipes (20 masculinas e 8 femininas), representando 9 estados brasileiros: Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

O título do naipe masculino ficou com a equipe do E.C. Ginástico de Minas Gerais, que na final derrotou o Sport Club Recife por 68x40. No feminino, o Clube Náutico Capiberibe (PE) derrotou as meninas da Sociedade Thalia por 34x21 e conquistou o primeiro lugar. O time da Duque terminou a competição na 17ª colocação.

Para o presidente do Comitê Brasileiro de Clubes, Jair Pereira, foi uma honra participar pessoalmente do torneio na Duque. “É difícil não nos sensibilizarmos quando vemos o que está acontecendo no CBI. Trabalhamos tanto, planejamos tanto para que tudo desse certo, e graças ao bom Deus foi bem assim. Com este torneio no Clube Duque de Caxias foram 97 CBI’s realizados durante o ano. Imagine o nosso trabalho para organizar tudo isso, as passagens dos atletas e comissões técnicas, os hotéis. É um trabalho em conjunto, feito por pessoas que amam o que fazem. Aproveito a oportunidade para cumprimentar toda a diretoria da Duque, especialmente o presidente Otto, o diretor de esportes Fred, a Laila e toda a equipe de comunicação que nos ajuda a divulgar o evento. É um trabalho cansativo, mas que nos dá muito prazer”, afirma Jair.

Segundo o presidente da Duque, Otto Dummer, o torneio foi um sucesso e a evolução de um clube esportivo passa pelo processo de vitórias e derrotas. “O nosso associado prestigiou em peso a competição. Tivemos casa cheia, principalmente na abertura e nas finais. O apoio do CBC aos clubes é fantástico e isso ajuda muito a desenvolver o esporte no Brasil. Hoje a incumbência da prática esportiva não é só das escolas, é também dos clubes. Nós somos formadores de atletas. Tenho certeza que daqui 1 ou 2 anos os nossos jovens do basquetebol de base com certeza estarão ranqueados em uma posição melhor. É assim que se evoluiu, aprendendo, perdendo e ganhando. Na vida da gente faz parte o perder e o ganhar. As derrotas também servem de incentivo ao crescimento”, disse o presidente Otto.

O diretor de esportes da Duque, Fred Hauser, também mostrou-se satisfeito em receber o CBI de basquetebol. “Mais uma vez a Duque recebeu com grande entusiasmo esta competição do CBC. Para nós é um imenso prazer colaborar com o fortalecimento da base de um esporte tão querido no Brasil, como é o basquetebol. Em uma semana foram quase 90 jogos disputados e tudo correu perfeitamente bem. Isso só foi possível porque temos uma equipe engajada e comprometida, que deu conta do serviço e foi fundamental para o sucesso do evento. Os esportes aqui na Duque estão melhorando ano após ano e, certamente, este é mais um grande passo que damos para vermos a nossa juventude trilhar pelo bom caminho que o esporte é capaz de proporcionar”, disse Fred.

Já o diretor técnico da Confederação Brasileira de Basquetebol, Alex Oliveira, aproveitou para agradecer o empenho dos atletas e da equipe esportiva da Duque. “Parabéns ao Clube Duque de Caxias pela organização. O presidente Otto, a coordenadora Laila, o Fernando, Karime, Leo e o Thiago. Todos empenhados para desempenhar um grande papel na competição, que foi um um sucesso total. Ressalto a grande presença das equipes, e isso engrandeceu a festa”, observa Alex.

FINAIS

Final Feminina: Sociedade Thalia (PR) 21 x 34 Clube Náutico (PE)

Disputa de 3°: UTFPR (PR) 56 x 20 Bradesco (SP)

Final Masculina: E.C. Ginástico (MG) 68 x 40 Sport Clube Recife (PE)