PAINEL_GIN%C3%83%C2%81SIO-01_edited.png

O Clube

Mais que um clube, uma escolha de vida!

Como tudo começou

Contar a história do Clube Duque de Caxias é voltar no tempo e descobrir motivos para se orgulhar de todas as conquistas.

1890

Os imigrantes  alemães Heinrich Hilmann, Paul e Rodolf Müller, Hermann Behrens, Ferdinand Senff Jr, August e Anton Loeser e Wilhelm Lindroth e Robert Langer, provindos da região da Baviera e Suábia, Alemanha, fundaram em Curitiba o Teuto Brasilianischer Turn Verein zu Curityba, nas dependências do Theatro Hauer, passando a se chamar mais tarde apenas Teuto Brasilianischer Turnverein.

1913

Com o apoio financeiro de oito mil réis de 200 membros, foi construída a primeira sede do Teuto Brasilianischer Turnverein no centro da cidade, na Rua Dr. Muricy. Foram realizadas tradicionais festas germânicas, como a da Matança e a da Cerveja. A ginástica foi definida como a principal modalidade esportiva da Sociedade, mas também se praticava basquete, vôlei e bocha.

1933

Com o apoio de mais alguns membros e do governo alemão, o Clube pôde comprar um terreno no bairro do Bacacheri pelo valor de 32 mil réis. Um incentivo para os associados investirem em outros esportes como o declatlon, (competição de atletismo composta por dez provas, praticada por homens); arremesso de peso, dardo e martelo, além de novos eventos sociais e culturais.

1938

Outro nome surgia: Sociedade de Cultura Física Jahn, em homenagem ao "pai da ginástica", Friedrich Ludwig Jahn - pois, já naquela época, grandes atividades de atletismo eram exercidas no local.

1942

Mais uma alteração de nome. Dessa vez, devido à influência da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os problemas começaram porque o Brasil se declarou a favor dos Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Os imigrantes europeus sofreram repressão do governo Vargas, como a ameaça de serem presos e torturados se não falassem somente a língua portuguesa. Para fugir das ameaças, o presidente da sociedade da época, Capitão Coronel João Meister Sobrinho, mudou o nome para o do patrono do Exército Brasileiro: “Sociedade de Cultura Física Duque de Caxias”.

1974

As décadas foram se passando e os associados, eleitos de forma democrática se tornaram presidentes, dirigindo a instituição e se dedicando de modo integral em aperfeiçoá-la, procurando oferecer sempre mais uma oportunidade de convívio amigo e descontraído. No final do ano de 1974, a Sociedade foi, mais uma vez, renomeada para Clube Duque de Caxias – como é conhecida até hoje.

1975

A matriz da Av. Dr. Murici foi vendida, mudando a Sociedade definitivamente para o bairro Bacacheri.

Historia.jpg

De lá para cá

O Clube Duque de Caxias é conhecido pelas valiosas equipes de vôlei, basquete, tênis, futebol, futsal, judô, karatê, muay thai, natação, ginástica artística, sinuca, tênis, entre outros, em diversas categorias, destacando-se o punhobol – esporte provindo da Alemanha e praticado desde 1935, no qual as equipes adultas são consideradas uma das melhores do mundo há quase uma década.

Desde 2015, o Clube é integrante do CBC- Comitê Brasileiro de Clubes, que contribui para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos apoiando os clubes integrados em projetos que necessitam da aquisição de equipamentos e materiais esportivos, na viabilização de equipes técnicas e multidisciplinares e na participação em competições.

Em termos de infraestrutura, o clube conta com uma Sede Social com capacidade para 450 pessoas, salões de festas, churrasqueiras, campos e quadras esportivas, dois ginásios, academia de musculação, parque aquático, piscina aquecida, sauna, piano-bar, estacionamento próprio e para visitantes e muito mais.

A cultura germânica também está implícita: há o ensino da língua alemã, a prática da dança folclórica e de grandiosas festas como a Schlachtfest (conhecida como a Festa da Matança) e o Baile do Chopp, bem como a preservação da história da imigração germânica e da fundação do Clube em um acervo restrito.

A cada 7 de dezembro, o Clube Duque de Caxias comemora mais um aniversário, orgulhoso das diversas gerações que por aqui passaram, vivenciando momentos únicos e inesquecíveis.

Clique aqui e conheça a história completa