top of page
Buscar
Foto do escritorComunicação Duque

Tênis de Mesa revitalizado ao Clube Duque de Caxias



Com a chega da nova profissional e ex atleta, a profª Rejane Cordeiro, o tênis de mesa retomou suas atividades em neste de 2024, após uma série de melhorias no espaço. Com mais de 20 alunos e atletas, o clube voltou a ter suas mesas movimentadas com bastante entusiasmo!


A retomada incluiu a realização de um mini campeonato, onde as crianças não apenas praticaram os movimentos aprendidos, mas também competiram por medalhas, incentivando ainda mais o interesse pela modalidade.


De segunda a quinta, as turmas infantis focaram no básico do tênis de mesa, trabalhando os fundamentos como empunhadura da raquete, movimentos de forehand e backhand, saques e deslocamentos. Para garantir um desenvolvimento eficiente, foram destacados quatro pontos principais: atividades cognitivas, coordenação motora, técnica básica de tênis de mesa e preparação física.


Nas atividades cognitivas, os alunos eram desafiados a pensar rapidamente com exercícios utilizando cones e bolas de diferentes pesos, tudo com o objetivo de resolver as jogadas e aumentar a competitividade. Na parte de coordenação motora, práticas como jogar com duas raquetes, controlar a bola na mesa, e alternar entre mãos esquerda e direita foram realizadas, além de exercícios com duas bolas ao mesmo tempo.


Já na técnica básica do tênis de mesa, o foco esteve nos lançamentos de forehand e backhand, bolas curtas e longas, finalização de pontos e efeitos na bola, sempre estimulando os alunos a manterem mais bolas consecutivas na mesa e finalizarem jogadas com maior precisão. Foi observado que, nesse público infantil, há dificuldades nas atividades de coordenação motora e cognitivas mais básicas.


Para a turma de intermediários, o trabalho seguiu os mesmos pilares dos iniciantes, mas de forma mais técnica, com ênfase no posicionamento, deslocamentos laterais e frontais, além dos saques e fundamentos básicos, mas executados com maior velocidade e técnica. As atividades, apesar de similares às dos iniciantes, apresentavam um grau de dificuldade mais elevado. A preparação física também foi incluída para ambas as turmas, com exercícios focados no fortalecimento do core.


Às sextas-feiras, acontecem aulas voltadas para o desenvolvimento de jogos, com treinos no formato de campeonato, onde todos jogam contra todos, sem a instrução técnica da professora. Isso permite a análise de como cada aluno está se desenvolvendo, com foco em aspectos como o controle mental, técnica, ética e autonomia no jogo.


Os materiais e equipamentos utilizados nas aulas foram adquiridos em parceria com o CBC - Comitê Brasileiro de Clubes - que viabilizou o trabalho com os jovens atletas.

18 visualizações

Comments


bottom of page