Folclore Grunewald

ENSAIOS JUVENIL E ADULTO (Gratuito)
Quinta-feira das 20h às 22h30
Local: Ginásio I, sala 1

Prof º Marcelo / Fone.: (41) 9178-2119

Apresentação

Em 1987, um grupo de associados desejou criar um grupo folclórico de etnia alemã para homenagear os pioneiros que fundaram o Clube Duque de Caxias, fundando então o conhecido Grupo Folclórico Grunewald.

Desde o ano de sua fundação, o grupo realiza exibições de danças tradicionais germânicas em eventos, convenções, festas típicas e encontros de grupos folclóricos - tendo como professor da dança o Sr. Marcelo Salzqueber, graduado em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná e também pesquisador da cultura alemã.

Quem já teve a oportunidade de assistir a uma apresentação do grupo concorda que o grupo sempre caprichou no quesito adereços e adornos artísticos; a investida estética para a caracterização do grupo se estende de guirlandas aos arcos, incluindo também diversos trajes, inspirados nas figuras campestres da Alemanha.

Os trajes mais comuns do figurino do Grupo Folclórico Grunewald estão o da Floresta Negra da Aldeia alemã Glottertal e o campestre com origem na Bavária, ambos com referência nos registros de costumes camponeses, mas ainda há outros.